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Breve História sobre a Dança Oriental


Dizem que a Dança do Oriente teve as suas origens nos rituais religiosos do Egipto Pré-dinástico, mais ou menos em 5000 a.c, a dança era praticada com o objectivo de homenagear a fertilidade.

As grandes Deusas inspiravam danças e rituais com varias semelhanças em varios pontos diferentes, e sempre quase em simultaneo.
No Médio Oriente era Ishtar, no Egipto Isis e Hator, na Grécia Artemisa e Afrodite, e em Roma era Diana.

As origens desta dança sempre será discutivél, mas quase de certeza que surgiu basicamente ao mesmo tempo de diferentes regiões do Médio Oriente e Norte de África, mas foi no Egipto que se desenvolveu.

No Egipto pré-dinástico, esta dança nasceu numa época em que a religião e a natureza caminhavam sempre juntas, e a dança tinha como objectivo para referenciar a mulher como o simblo da vida, da terra, e principalmente pela grandioza capacidade de gerar vidas, repetindo assim o ciclo de reprodução da natureza. Celebrava-se assim através das danças o feminino, e o maternal em todas as mulheres.
Como tal os primeiros sinais deste tipo de dança no Egipto eram inicialmente confiadas ao sexo feminino...como esposas de Deus.







A dança em meados de 1400 a.c., começou aos poucos a deixar de ter uma conectividade ritualista, existiu uma grande mundança, começou aparecer o pandeiro e até o proprio vestuario enriqueceu muito, foi assim ficando cada vez mais rica em movimentos tornando-se cada vez mais espectacular.


Ná época faraónica, a dança fazia ainda parte de todas as cerimonias religiosas, as quais já referidas em cima, mas acabou por ser utilizada em casamentos, baptizados, nascimentos, e até mesmo funerais.


A dança atingiu assim todos os estratos da sociedade egípcia.

Quando se deu a transição da era pagã para a era cristã, a dança do ventre é vista como um atentado, uma grande ameça para a nova moral cristã, pois esta não exprimentava qualquer prazer fisico ou outro qualquer rito pagão às divindades ancestrais.




O Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo proibiram a dança, alegando a imoralidade.
Na sociedade Ocidental a dança evolui de uma forma completamente diferente da evolução que teve no mundo Árabe.

No século VII, a junção de várias tribos da Arábia, e através da doutrina Islâmica e da própria lingua Arábe, originou o Império Árabe, cujo absorveu a Dança Oriental, e incorporou-a na sua cultura.


A partir da invasão do Egipto, esta dança perdeu a sua caracteristica religiosa e tornando-se numa prática profana, transformou-se numa dança mais alegre e espontânea. Era representada publicamente nas festas das cortes dos sultões e califas, sobrevivendo assim e tendo influencia das varias regiões até onde se estendia o Islão (Desde o Irão à Turquia, do Magreb à Andaluzia).


A Dança Oriental é incorporada nas festas palacianas, e faz uma grande conquista junto das classes baixas, ou seja a dança egípcia perdeu o carcatér sagrado para se transformando-se em popular.


Apesar de várias dificuladades, principalmente no Oriente, a Dança conseguiu vencer.


A Dança Oriental recebeu várias influências dos sitios por onde foi passando através das escravas e das gawazee.


Até ao finaldo século xix, no Egipto, existiam dois tipos de bailarina :


-As Gawzee (ciganas), dançavam ao ar livre, em ruas ou no campo, abrangendo um publico da classe baixa, acompanhadas de um grupo de músicos.


- As Awalim (mulher versada em artes, significado em egípcio), eram bailarinas que detinham mais respeito, além de dançarem também cantavam e recitavam poesia. Por norma dançavam em casa de gente abastada, e com um grupo de musicos vasto. Em qualquer um dos casos a dança era sempre improvisada.

As Awalim apresentavam-se cobertas por um véu e tinham uma postura muito descreta.


Foi da responsabilidades destes dois tipos de bailarinas o grande enriquecimento da Dança Oriental moderna.


No final do séc. XIX, a dança oriental é proibida no Cairo, devido à sua importância e pelas pressões religiosas impostas pelo Islão.




No inicio do Sèc.XX as bailarinas egipcias faziam as suas actuações sobretudo em locais privados.
Em 1926, Badeia Masabni, abriu um salão para festas com o nome de Casino Ópera, que se tornou muito popular, formando as suas próprias bailarinas, trabalhando com vários coreógrafos e bailarinos europeus, incluindo elementos de danças como o ballet. Badia formou grandes bailarinas, oferecendo assim ao mundo grandes estrelas como a Tahia Carioca, Samia Gamal, Naima Akef etc.
Por esta altura faziam-se filmes no Egipto e incluia-se uma cena com uma bailarina, ou tornafa-se mesmo uma protagonista. Muitas das bailarinas descobertas no casino foram estrelas de muitos filmes.
O crescimento Árabe por volta de 1950, levou muitos paise a criarem grupos folclóricos, trazendo esta dança para os palcos.
Algumas bailarinas distinguiram-se no mundo da dança oriental em meados da ultima metade do sec. XX, esta dança continuou sempre a receber influências de outros tipos de danças, como a dança contemporânea e o flamengo.
A Dança Oriental chegou ao Século XXI, sendo ela uma das danças mais antigas da história da civilização.










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